top of page

Sobre

O Grupo de Trabalho Currículo e Equidade na Sociedade em Rede integra-se no Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta e congrega investigadores que desenvolvem trabalhos relacionados com o currículo, em sentido amplo, e a equidade e inclusão, numa sociedade globalizada e em rede.

Projeto LE@D Nº PTN/UID4372-LEaD/032016. Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020.

Biblioteca

Este grupo congrega investigadores que desenvolvem trabalhos relacionados com o currículo, em sentido amplo, e a equidade e inclusão numa sociedade em rede. A análise de políticas nacionais e internacionais, quer no que tange a políticas curriculares, quer a políticas de equidade e inclusão, constitui uma das áreas de foco dos trabalhos desenvolvidos por este grupo. Subjaz a essa preocupação a noção de que as práticas só podem ser compreendidas em articulação com as teorias e as políticas que as contextualizam, ao mesmo tempo que as políticas apresentam sempre dimensões simultaneamente globais e locais, sendo da maior importância compreender o modo como são interpretados e traduzidos conceitos chave oriundos de contextos supra-nacionais, em cada contexto específico. A noção de reformas viajantes, desenvolvida por Steiner-Khamsi, é um dos conceitos-chave para compreender esta postura e relação com as políticas.

Este grupo de trabalho inclui alguns dos trabalhos de mestrado e doutoramento que têm vindo a ser desenvolvidos no doutoramento em Educação, e nas especialidades de Liderança Educacional e de Educação e Interculturalidade (estes últimos, sedeados no CEMRI), assim como trabalhos de mestrado desenvolvidos nos Mestrados em Administração e Gestão Educacional, em Supervisão Pedagógica e em Arte e Educação da Universidade Aberta. Ao congregá-los, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma comunidade de investigação, com reflexos ao nível do desenvolvimento de meta-produtos, que cruzem e ultrapassem os trabalhos desenvolvidos de forma individual, ao nível de cada tese ou dissertação, promovendo deste modo uma análise comparativa entre diferentes contextos e a publicação conjunta de resultados, com impacto ao nível da produção de conhecimento e da sua difusão.

​​

Objetivos

São objetivos gerais deste GT, a análise, reflexão e desenvolvimento de estudos empíricos (com recurso a diversas metodologias) sobre as seguintes temáticas:

·         Currículo: políticas, teorias e práticas

·         Equidade e inclusão e educação

o    Políticas e práticas de inclusão de alunos com NEE, incluindo aquelas que recorrem às TIC

o    Políticas e práticas de promoção da inclusão e equidade em sentido amplo

bottom of page